09 outubro 2026

As máquinas de lavar de antigamente.

            Há lugares que resistem teimosamente à passagem do tempo. Já quase não cumprem a função para a qual foram construídos, mas continuam por lá, como testemunhas silenciosas de uma época em que a vida decorria a um ritmo diferente. Os lavadouros públicos são um desses exemplos.

            Ainda subsistem alguns na minha aldeia, talvez mais por uma questão de preservação da memória do que propriamente pela necessidade de os utilizar. Hoje, olhamos para eles com alguma nostalgia, mas nem sempre nos lembramos de que, durante muitos anos, foram uma extensão da casa de muitas mulheres. Era ali que se lavava a roupa, se esfregavam as nódoas mais difíceis e se passavam horas debruçadas sobre a pedra, com as mãos mergulhadas na água e as costas a pagar o preço de uma tarefa que pouco tinha de leve.

            Mas os lavadouros eram muito mais do que simples lugares para lavar roupa. Eram também espaços de encontro e de convívio. Entre uma peça de roupa e outra, punha-se a conversa em dia, partilhavam-se novidades, trocavam-se conselhos e, certamente, também se comentava a vida alheia. Afinal, não havia redes sociais, mas havia sempre uma boa rede de vizinhas! E, ao que parece, a informação circulava com uma eficácia que faria inveja a muita tecnologia dos nossos dias.

            Lavar a roupa era uma das muitas tarefas domésticas que ocupavam boa parte do dia das mulheres de então. Não existiam máquinas de lavar roupa, programas rápidos nem centrifugações milagrosas. Havia água, sabão, pedra e muita força de braços. E, no meio de tanto trabalho, aqueles momentos de conversa eram também uma forma de aliviar o peso das lides domésticas.

            Curiosamente, não me lembro de a minha família ter o hábito de frequentar o lavadouro público. Talvez porque, na casa onde nasci, existia um tanque que servia para várias finalidades. Para além de funcionar como reservatório de água para a rega dos campos, era também o lugar onde a minha mãe e as minhas tias lavavam a roupa da família. E não era pouca! Por ali passavam lençóis, toalhas, camisas e todas aquelas peças que, numa casa de família, pareciam multiplicar-se sem descanso. Até os paninhos dos bebés da família eram lavados naquele tanque, numa época em que as fraldas descartáveis ainda não faziam parte do quotidiano. Tudo se lavava, tudo se aproveitava e tudo exigia tempo e trabalho.

            Mas aquele tanque tinha uma particularidade que, para mim, o tornava muito mais interessante do que qualquer lavadouro público. Quando as tarefas domésticas davam tréguas e chegava a hora de brincar, a água deixava de ser apenas água para se transformar num imenso oceano.

            Eu e o meu primo, munidos de barcos improvisados no banco de carpinteiro do meu avô, travávamos ali grandes batalhas navais. Na nossa imaginação, aquele tanque não tinha limites. Os barcos navegavam por mares desconhecidos, enfrentavam tempestades e combatiam inimigos imaginários. Bastava um pouco de água e muita vontade de brincar para transformar um simples tanque num mundo inteiro de aventuras.

            Hoje, quando penso nesses tempos, percebo como os mesmos lugares podiam ter significados tão diferentes. Para a minha mãe e para as minhas tias, aquele tanque era sobretudo um instrumento de trabalho. Para mim e para o meu primo, era um oceano de descobertas e brincadeiras.

            Talvez seja essa a magia das memórias. Os lugares permanecem, mas cada geração guarda deles uma história diferente. Os lavadouros continuam por aí, alguns já silenciosos, sem o ruído da água, das roupas a serem esfregadas ou das conversas que outrora lhes davam vida. São pequenas marcas de um passado que não devemos deixar desaparecer, porque também contam a história das nossas aldeias e, sobretudo, das pessoas que nelas viveram.

            E se hoje temos máquinas que lavam a roupa quase sem darmos por isso, talvez devêssemos recordar, de vez em quando, aquelas mulheres que, à força de braços e de conversa, mantinham a roupa limpa e a vida da aldeia em movimento.

            Quanto ao meu tanque, esse continua guardado na memória como um lugar especial. Foi reservatório de água, lavadouro e, durante a minha infância, um oceano sem fim. E tenho a certeza de que, se os barcos do meu primo e os meus ainda por lá navegassem, continuariam a encontrar mares onde as nossas aventuras nunca teriam fim.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário