08 agosto 2025


 









A minha Escola Primária

Quando penso na minha infância, uma das primeira imagens que me vem à cabeça é o portão da minha escola primária. Era ali que, todos os dias, eu começava novas aventuras - algumas com lápis e cadernos, outras com bola e muitas brincadeiras no recreio. Aquela escola foi mais do que um lugar de aprendizagem, foi o meu primeiro mundo fora de casa.

Lembro-me da sala, das carteiras inclinadas, do chão de madeira e do cheiro dos livros novos no começo do ano letivo. E aquele campo de futebol que na hora do recreio virava um autentico "Estádio da Luz". O professor Norberto, com o seu Citroen 2CV que tantas vezes empurramos para que pegasse no final das aulas, deixou um marca em mim. Até arrisco a dizer que deixou uma enorme marca na comunidade onde vivia. Com paciência (e com muita criatividade) ensinou-nos o valor das palavras, dos números, da amizade e do respeito.

Os amigos que ali fiz continuam a fazer parte das minhas lembranças. Alguns perderam-se no tempo, outros ainda continuam bem perto. Mas todos me ajudaram a construir quem hoje sou. Naquela altura as amizades nasciam facilmente, Um simples "queres brincar comigo?" era o começo de grandes aventuras. Naquela época as preocupações eram simples: fazer os trabalhos de casa, levar o lanche (um pão barrado com Tulicreme, que luxo), e não esquecer a "pasta dos livros". E claro, torcer para que o professor não me chamasse para ir ao quadro.

Hoje, ao passar em frente daquela escola, sinto uma mistura de saudade e gratidão. A escola primária não foi apenas o lugar onde aprendi a ler e escrever, mas onde aprendi a ser gente.

E vocês também têm  boas memórias da vossa escola primária? Há lugares que moram para sempre dentro de nós e a minha escola é um deles. 

5 comentários:

  1. Depois de ler o texto, pensei na minha escola primária e a minha bata branca. Lembro-me do edifício e de uma professora que tive que, invariavelmente, se vestia com camiseira branca e saia preta, muito justa. E que fumava às escondidas. Lembro-me dos ditados, lembro-me que adorava pular à corda e até era um ás nesta brincadeira. E também jogava ao jogo da macaca, que, por razões do politicamente correto, terá outro nome mais atualizado.
    Gostei de relembrar os anos da escola primária como se chamava na altura.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Olá, R.Correia
    A infância deixa em nós recordações marcantes.
    Há pouco tempo fui à minha terra e sabe o que vi?
    A minha escola primária tinha sido demolida...
    Abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olinda Melo.
      Seja bem vinda e muito obrigado pela visita.
      Lamento a sua "perda"; são espaços que deveriam permanecer ainda que com outras valências. As memorias que carregam são um bem precioso para qualquer comunidade.

      Eliminar