Não podia deixar este meu primeiro desafio sem resposta, até porque alguns participantes já estavam a demonstrar índices de ansiedade nada recomendáveis para a época que se avizinha:) Como já referi num comentário anterior sou um novato na blogosfera. Acabei por aqui parar para tentar fugir a intoxicação que se vive diariamente nas redes que dia após dia se estão a transformar em "redes antissociais". Confesso que o "projeto" que dei inicio, o meu rabiscos, me esta a cativar cada vez mais muito devido ao feedback que tenho recebido tanto em comentários como visitas, o que muito vos agradeço.
Sem mais demoras vamos então às respostas:
A ponte que ainda muito pequeno atravessei de moto com o meu pai é a Ponte de Fão. Este é o seu nome oficial. É uma ponte metálica sobre o Rio Cávado que liga a cidade de Esposende à Vila de Fão.
A sua construção teve inicio em 1888, o seu projeto teve assinatura de um português, de seu nome Abel Maria da Mota e orientação de um engenheiro francês de seu nome Reynaud. Erradamente muitos ainda julgam ter sido mais uma obra de Gustave Eiffel e para essa confusão se deve o facto do autor da Torre Eiffel nessa época viver em Barcelos, onde trabalhava noutras pontes do mesmo tipo de arquitetura.
Esta ponte teve a sua inauguração a 7 de agosto de 1892 e na altura recebeu de batismo o nome de "Ponte Luís Filipe" em homenagem ao então príncipe herdeiro. Nome esse que com a implantação da republica e todas as transformações seguintes viria a perder a sua "validade".
Quanto à segunda parte do desafio, a parte mais doce, estava obviamente a falar das famosas "Clarinhas de Fão". São um doce conventual português, que consiste num pastel de massa fina de forma de meia lua, recheado com doce de gila, envolvidos em gemas de ovos fritos e polvilhados com açúcar. A sua origem ainda carrega muitas duvidas mas eu prefiro, até pelo seu simbolismo, acreditar na versão do povo que conta que foi a "Dona Clara" que os começou a fabricar para curar várias maleitas!
Quanto aos vencedores aqui fica a lista:
Teresa "ematejoca"
Catarina "comtempladoraocidental"
Emília Pinto "começar de novo"
Janita "o cantinho da janita"
Pedro Coimbra "desvaneios a oriente"
Parabéns e muito obrigado pela vossa participação.
Fica aqui o convite para a próxima visita que fizerem ao Minho passem por esta ponte e apreciem a paisagem magnifica que ela vos oferece. E não se esqueçam de degustar as famosas clarinhas, verão que o passeio ficará logo com outro sabor!


Lá está: "água mole em pedra dura..." :))
ResponderEliminarAgora que o Rui deu o pontapé da saída, e se saiu tão bem, nesta coisa dos Desafios - que adoro - há que dar continuidade, para não arrefecer.
Dantes era eu e a Rosa dos Ventos, agora chegou o Rui, no entanto, temos que ampliar o leque de Desafiadores, porque, digam o que disserem, todos gostam de ser desafiados. :)
Obrigada, Rui, gostei muito.
A minha Internet parece que atinou com o que eu pretendia, num próximo já poderei dar-lhe respostas completas e enviar para o email.
Um abraço.
Obrigado Janita!
ResponderEliminarSerá para continuar com certeza!
É uma forma diferente de nos cultivar-mos e de interagir uns com os outros.
Um abraço e boa semana.